Estar “fora da ilha” é a mais dolorosa maneira de “ficar na ilha” – (João de Melo in “GENTE FELIZ COM LÁGRIMAS”).
Na primeira dominga – já tinha regressado a Lisboa, pelos motivos conhecidos – recebo um telefonema, cheio de urgência, ligue a net na LajesTV porque está a transmitir toda a Corôa da Sra. Vicencia e Sr. Alberto, nas Terras… Assim fiz e a tarde domingueira lisboeta tornou-se mais curta e mais “vivida” pois que fui levado a imaginar que, como tinha sido convidado, também ali poderia estar… em pensamento e tudo isto graças à LajesTV.
Aqui há anos, como moro para o norte, não me tinha apercebido da sua existência e, como é evidente, os que andam lá fora conhecem mais rapidamente estes meandros da comunicação que nos’outros, os que ficámos na ilha… até que também, por acasos diversos, um dia somos forçados a viver fora… e então damos o valor àqueles que deram corpo a esta iniciativa louvável e inovadora.
Foi em 3 de Julho de 2009 no http://lajesdopico.blogs.sapo.ptmais que tomei conhecimento da LajesTV e dizia então o dono do blogue:
“Hoje quero deixar aqui a minha homenagem aos organizadores e autores da Lajes TV. Há mais de um ano está no ar este meio de comunicação, levando a todo o mundo, especialmente aos picoenses da diáspora, o que se passa na nossa ilha. O José Gabriel já provou que não são precisos diplomas universitários, nem estágios feitos em Hollywood, para desenvolver as nossas capacidades. É preciso sobretudo brio, disponibilidade e amor à terra, muito amor à terra para envolver as nossas parcas poupanças e muito tempo dedicado a tudo isto. Da minha parte agradeço-lhe o seu trabalho e empenho. Hoje a net vai mais longe que os jornais e a própria televisão estatal, parece confinada às regras antigas das três delegações. Por isso é que as TV,s perdem audiências. Não souberam responder às novas tecnologias da informação e comunicação. Não deixe de ver LAJES TV - uma Tv na net feita especialmente para si!” Fim de citação
Agora sei que além do José Gabriel Azevedo, também o Paulo Brinca e o Mário Azevedo Lourenço são protagonistas deste projecto que já conta até hoje com 161 939 visitas: 4146 no mês passado e 1 237 na semana passada. Convenhamos que é muita gente a aproveitar os vídeos e transmissões directas deste espaço de comunicação desenvolvido pela “picomática”: Reportagens completas e em directo das “Corôas do Espirito Santo” das Terras (Merenda, Missa, Procissão e Jantar); Festival Infantil “Baleia de Marfim”; Verbena da Festa de São Pedro; Jogos de Futsal; e muitos como foi o último concerto da Orquestra Regional “Lira Açoreana” na Matriz das Lajes no sábado de Páscoa.
Este apontamento ligeiro e modesto mais não pretende do que manifestar publicamente o nosso apreço aos dedicados “criadores” da LajesTV: José Gabriel Azevedo, Paulo Brinca e Miguel Azevedo Lourenço fazendo votos de que continuem, sem desfalecimentos, esta meritória acção sociocomunicativa a bem das Gentes das Lajes e da nossa Ilha do Pico.
Voltar para Crónicas e Artigos |